As análises citopatológicas são realizada quando há necessidade de se estudar uma determinada doença, fazer o seu diagnóstico, verificar a sua evolução, ou estabelecer um estadiamento como nos casos dos tumores.  Nesta análisa são estudadas as alterações de células isoladas e/ou em pequenos grupos. As amostras podem ser obtidas por raspagem, descamação natural ou por aspiração. A obtenção por raspagem com espátula, escova, ou acessório similar, é bastante conhecida nos casos de prevenção do câncer ginecológico, onde o material a ser analisado é colhido do colo uterino.

Todo trabalhador regido pela CLT deve submeter-se aos exames médicos ocupacionais na admissão, na demissão e periodicamente durante o vínculo empregatício. Os principais exames ocupacionais são os Admissionais, os Periódicos, o de Mudança de Função, o Exame de Retorno ao Trabalho e o Demissional.

O exame é simples, indolor e geralmente muito rápido. É realizado através de eletrodos colocados sob os braços, pernas e tórax, que captarão os estímulos elétricos do coração ou as repercussões deles à distância. O exame é muito importante pois pode detectar arritmias, aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, infarto do miocárdio, entre outros diagnósticos. O eletrocardiograma deve ser executado periodicamente, a partir dos 40 anos. A partir dele podem ser solicitados outros exames mais específicos, se necessário.

O exame é simples, indolor, sem contraindicações e pode ser feito em qualquer idade. As únicas condições que podem torná-lo difícil são lesões presentes no couro cabeludo, tais como dermatite seborreica intensa, infecções, infestações ou grandes ferimentos.  Geralmente se realiza o eletroencefalograma quando há suspeita de epilepsia ou, em casos em que ela já é conhecida, para diagnosticar o seu tipo. Pode-se ainda usá-lo na avaliação de coma, morte encefálica, intoxicações, encefalites diversas, síndromes demenciais, crises não epilépticas devidas a distúrbios metabólicos e em tumores cerebrais.

A triagem neonatal, mais conhecida como teste do pezinho, é um dos exames mais importantes na hora de detectar irregularidades na saúde da criança.

Com apenas algumas gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido, o teste permite diagnosticar precocemente oito doenças, entre metabólicas, congênitas e infecciosas. A triagem deve ser feita entre o terceiro e o sétimo dia de vida do bebê, já que antes disso os resultados podem não ser muito precisos. Com o teste do pezinho você consegue detectar Anemia Falciforme, Deficiência de Biotionidase, Fenilcetonúria, Galactosemia, entre outros.

O exame não requer preparo prévio nem suspensão da medicação em uso. Ele é simples, inócuo e indolor e geralmente é feito por um fonoaudiólogo ou por um otorrinolaringologista, que são profissionais mais habilitados a realizá-lo e avaliar seu resultado.  A escala de medida da audição é feita em decibéis e o teste normalmente varia entre zero e 120 decibéis, sendo que a audição normal escuta até um mínimo de 25 decibéis (às vezes menos). Se o ouvido começa a ouvir apenas aos 50 decibéis, diz-se haver uma perda auditiva leve; se entre 55 e 70 decibéis, diz-se perda moderada; entre 75 e 90 decibéis, perda severa; acima de 90 decibéis, perda profunda.

Espirometria é um teste que mede a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar ou expirar a cada vez que respira, ou seja, a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões e a velocidade com que o faz.  O preparo para o exame é muito simples. O paciente deve estar em repouso por cinco a dez minutos antes do exame. Não é necessário jejum, mas não devem ser usados chás, cafés ou bebidas alcoólicas cerca de seis horas antes do início do exame. A maioria das medicações pode continuar sendo utilizada, devendo-se suspender por quatro horas o uso de broncodilatadores de ação rápida e por doze horas os de ação prolongada. Não se deve fumar nas duas horas que antecedem o exame.

O laboratório de biologia molecular utiliza tecnologias de diagnóstico médico e de pesquisa avançadas na identificação de mutações genéticas, confirmação laboratorial e monitorização da evolução de patologias infecciosas.  Com uma ampla oferta de soluções, O Laboratório Bioclínico fornece uma gama de produtos e serviços inovadores na área da biologia molecular. Confira!

O exame de DNA é atualmente a forma de exame mais precisa para determinarmos a paternidade ou maternidade duvidosa. Através de uma análise, podemos diferenciar um indivíduo do outro, já que todas as pessoas apresentam um padrão único em seu DNA, menos os gêmeos idênticos (univitelinos).

Nós do Laboratório Bioclínico disponibilizamos uma equipe de profissionais especializados e prontos para atender nossos clientes em momentos em que o mesmo não tem a possibilidade de comparecer no local previsto. Assim oferecemos uma maior tranquilidade e flexibilidade. O mais importante é atender as suas necessidades e conquistar a sua satisfação enquanto cliente!

Análises Clínicas é o estudo de algumas substâncias de forma a coletar dados e apontar diagnósticos a respeito da saúde do paciente. Essas análises ocorrem a partir de um exame feito a pedido de um médico e são entregues em laboratórios próprios para realização desses exames.

Os exames podem ser realizados por profissionais da área farmacêutica, bioquímica, médica ou biomédica. Além de ter um conhecimento necessário esses profissionais devem estar e atuar dentro das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.